Ola Seguidores! Venho através desta trazer algumas informações as quais acho de extrema importancia tanto para os adeptos dessa prática quanto, aos próprios Atuantes que tem em mente seguir carreira nessa atividade que requer dedicação ininterrupta, ética e principalmente bom senso.
Muitos atuantes desse segmento são auto didatas e buscam através das redes de relacionamentos e sites... Informações que, no ponto de vista dos Profissionais maduros podem ser perigosas se considerarmos que, a rede nunca foi e nem sera um meio seguro para se adquirir tais informações sobre este universo.
O responsavél por este artigo trabalha a 16 anos ininterruptos nessa atividade e tudo que aprendeu dentro desta foi usando o seu corpo como suporte do seu aprendizado e aulas presenciais com expoentes reconhecidos em boa parte do planeta pela destreza em relação, dentre outros conhecimentos técnicos e cientificos voltados a sua pratica diaria.
Nos dias de hoje estamos presenciando o crescimento desordenado dessa prática ao nivel global e pelo fato de não ocorrer até o presente momento a nossa regulamentação da atividade ao nivel brasileiro, isto abre margem para pessoas dissimuladas e problematicas invadir esta atividade e colocar em risco eminente a saude daqueles que optam em ter um adorno...Não generalizo é claro!
Existem sites seguros para tais informações?
Associações espalhadas pelo mundo voltadas a Educação Técnica e Tecnologica dos seus membros dividem informações sobre este universo livremente a fim de, reduzir os danos causados pelo oportunismo provenientes de curiosos que sem ter o conhecimento tido como fundamental para exercer tal pratica se colocam em redes sociais como verdadeiros experts.
Se observamos no próprio Facebook uma das redes mais acessadas no mundo conseguimos observar deliberadamente a postura de alguns Curiosos que invadem de modo precario para não dizer prematuro o corpo daqueles que que buscam através da diferenciação alguns milhares de curtis pela sua coragem em se submeter a procedimentos de alto risco tendo em vista a invasão do corpo com instrumentos perfuro cortantes.
Como a pratica do Body Piercing existe a aproximadamente 20 anos no Brasil, muitas coisas que estão surgindo atrai os olhos daqueles que não querem ficar para tras ao nivel prático e colocam em risco eminente aqueles que não tem dissenimento sobre os riscos assumidos e mesmo assim se submetem... Deixo aqui uma pergunta a estes que estão lendo este artigo? Se existe uma lei a qual proibe terminantemente o uso de anestésicos, dentre outras manobras que compete a um Médico especializado...O porque dessa invasão?
Ao contrario dos Estados Unidos da América os Piercers brasileiros podem fazer o uso dos Cateteres Intravenosos e Punch de Biopsia mesmo porque, não utilizamos tal dispositivo com o intuito prógnósticos ou diagnósticos. A nossa invasão na pele é artistica nos privando do exercicio ilegal da medicina. Mesmo porque um Médico para fazer uma Tatuagem ou colocar um Piercing precisa ter conhecimento de como funciona tais técnicas apenas o conhecimento fisico e biológico do corpo não lhes dão tal direito dessa invasão. Assim como um Piercer para exercer tais praticas devem ter alguns cursos os quais foram acordados com a entidade SETAP-SP e Conselho Federal de Medicina como por exemplo: Primeiros Socorros - Fisiologia da Pele - Biossegurança e Controle de Infecção em Atividade de Risco. O uso de Agulhas Americanas aqui no Brasil é ilegal ? pelo fato das mesmas não terem regulamentação para o seu uso especifico assim como existem com as agulhas de Tatuagem, Maquinas, Biqueiras e Tintas...Fato que estamos nos agrupando novamente para resolver este impecilio junto aos órgãos legisladores no Brasil. Cateteres são para cateterismo e Agulhas Americanas são especificas para o Body Piercer Profissional.
Este tipo de conhecimento mundialmente fica ao encargo dos Piercers Profissionais mais experientes os quais atuam nessa atividade a mais de 6 anos ininterruptamente exercendo, com todos os certificados e através da experiencia dos mesmos são repassadas tais informações aos interessados. Sendo que, até a nomenclatura Curso torna-se equivocada considerando que a própria atividade ainda não é reconhecida nesse país de terceiro mundo. Os legisladores em sua maioria não despertam interesse em fazer até o presente momento algo em relação a saúde publica nesse sentido. Lembrando que desde 2007 temos um projeto de lei parado na Câmara do Deputados Federais o qual até hoje aguarda a boa vontade dos ilustres para não falar outra coisa... O que abre margem para escolas de quinta categoria, estudios de tatuagem e centros esteticos repassarem tais informações de modo leviano, carente e oportunista.
Os metais utilizados no Body Piercing seguem alguns requisitos ao nivel de padrão de qualidade?
Quais os meios de esterilização aceitos para esta pratica? Posso utilizar esterilização Quimica?´
Eu posso levar a minha jóia para um Profissional Piercer utilizar no meu corpo?
Durante muito tempo a maioria dos profissionais desse segmento aceitavam jóais trazidas pelos seus clientes e para a própria segurança do seu estabelecimento e dele mesmo, faziam observações no seu cadastro de clientes do genero: Trouxe a jóia consigo! Se avaliarmos legalmente esta conduta ela cai por terra no quesito Profissional, mesmo porque não vemos um cirurgião plástico aceitando proteses de silicones trazidas pelos seus clientes para que eles coloquem, assim como não vemos dentistas utilizando dentes e proteses trazidas pelos seus pacientes para serem colocadas nos mesmos. Dai a importancia do Profissional ter documentado a origem dos seus metais e notas das empresas que as jóias foram adquiridas.Um verdadeiro profissional nunca ira aceitar uma jóia trazida pelo cliente a qual não tem origem da sua confecção.
Como saber se estou em um ambiente seguro para tais finalidades?
O ambiente deve ter o alvará de funcionamento redigido pela vigilancia sanitaria, além de ter o CNPJ o qual comprova a sua adequação junto ao ministério da fazenda. O suposto Profissional deve ter Cursos os quais diminuam os riscos de Disseminação e Aquisição de doenças Infecto Contagiosas como por exemplo: Primeiros Socorros, Fisiologia da Pele, Biossegurança e Controle de Infecção em Atividade de Risco, Acupuntura, dentre outras qualificações que o coloque em evidencia como Técnico Executante. Como não existe uma faculdade para tais praticas ao nivel global de acordo a carga horaria voltada ao conhecimento técnico e tecnologico do atuante, temos como reconhece-lo como apto para tais funções...Existem muitos Enfermeiros e Médicos os quais fazem um desserviço a nossa atividade por se escondem atras de um diploma para fazerem diversas barbaries dentro do nosso segmento...Os meios não justificam os fins!
Quanto os Work Shops que são oferecidos em Convenções e aleatoriamente em alguns estados como saber se os Coordenadores são aptos para tal feito?
Justificativa desse artigo!
Como não temos nenhuma revistas direcionada ao nivel brasileiro sobre esta pratica fica ao encargo dos profissionais mais antigos que ainda atuam ininterruptamente repassar a quem possa interessar as informações acima citadas. E aproveitando no bom sentido da palavra, o numero consideravél de visitas diarias desse Blog. Eu me senti a vontade para colocar alguns tópicos em pauta. Mesmo porque tenho certeza que a maioria deles são de interesse tanto da população adepta quanto dos profissionais e órgãos de varias esferas que aqui buscam uma fonte segura de informação sobre este universo.
Cursos que podem ajudar um Profissional a melhorar a prática diaria.
Curso de Biossegurança e Controle de Infecção em Atividade de Risco.
Todos os direitos de publicação reservados pelo Autor.