terça-feira, 16 de novembro de 2010

Suspensão Humana/ A minha experiência - Old Hooks BR


É sabido pelos Perfuradores mais antigos! Desde 1999 á Suspensão Humana vem sendo praticada no Brasil.
O primeiro suspenso que se tem noticia no Brasil foi o nosso colega de atividade, André Meyer que teve a sua experiência em relação, na modalidade denominada  Super Man...Fora do Brasil... Depois da repercussão das imagens  alguns Perfuradores da época... Inclusive eu! Iniciamos um estudo sobre tais Performances e através de alguns adeptos entusiastas, conseguimos difundir tal modalidade no cenário brasileiro. De inicio tudo era novo para nós...Tanto que, tivemos que adaptar alguns dispositivos para conseguirmos ter êxito nessa experiência com o Corpo.

Suspensão Frontal em 2001

Performers e Modifiers como por exemplo, Fakir Musafar, Sterlac, Lagartixxa - Brasil, Jhon Kamicaze, Kamicaos, Lucaz Zpira, Emilio Gonzales, Mario - Wild Cat, entre outros... Me motivaram  á buscar mais informações sobre assunto...Até que , comecei a entender o porquê e de onde, eram remanescentes tais modalidades. Os Shadus  e os Sioux - Indios do Norte Americanos, ja fazem este tipo de Rito de Passagem a séculos... Em meados de 1835 foi documentado por um Francês tal prática...O mesmo fazia menções nos seus relatos que, para um Índio se tornar guerreiro o mesmo deveria ser suspenso.
O livro Modern Primitives e o site BME - Body Modificação Enzine, tiveram um papel importante na desmitificação de tais suspensões...Assim como!  O livro Sundance Sioux Ritual que me fora dado de presente por uma amigo brasileiro naturalizado Sioux.

Simbolo do Vento.

Um pouco da história em São Paulo.
De vez em nunca! Alguns Perfuradores se encontravam para trocarem experiências...Sobre os dispositivos usados e como distribuir o peso do pretendente sob os ganchos e o tipo de ganchos que poderíamos usar...De inicio usávamos Anzóis de pesca com uma espessura aproximada de 3mm á 4mm... Preparávamos as pontas dos anzóis para facilitar a passagem do mesmo pelo corpo. Dispensando o uso de agulhas para perfurar o local onde os mesmos seriam transfixados. Criamos uma trave de acordo com as modalidades de suspensões que tínhamos em mente.
Seguindo alguns cuidados inicias tidos como fundamentais para um pretendente de suspensão.Desenvolvemos uma ficha de anmenese para termos a certeza que nenhum tipo de debilitação fisica ou psiquica viesse á colocar os nossos amigos em risco eminente. Eu suspendi o Roberto - Largatixxa duas vezes...A primeira foi numa fabrica abandonada próximo a minha residência e a segunda vez num evento aberto ( Convenção de Tatuagem e Body Piercing no Rio de Janeiro) Deixamos o convencionarios e visitantes do evento em extase com a performance.  Recebemos elogios dos entusiastas  e dos Tatuadores e Perfuradores da época. Porém! Fomos apedrejados por uma jornalista, a qual, deixou em evidencia nas suas entrelinhas o seu ponto vista pré-conceituoso em relação. Fiquei extremamente frustrado lendo o artigo! Por que da maneira que ela colocou no jornal me apontou como um serial killer em potencial e o Roberto Medeiros como um coitadinho que não sabia o que estava fazendo..Sendo que! Esta jornalista nem se quer veio até nós para conversar á respeito...É tipico de um país colonizado pelos portugueses tal postura! Tudo que vem á ser diferente, esquisito... É alvo do pré-conceito.







 * Precursores brasileiros:


2001 com certeza! Foi o ano que as coisas começaram a acontecer no Brasil...Com á vinda do Grupo Kamicaze Freack Show - Trazidos pelo André Meyer, Kamicaos - Segunda formação, Projeto Blood Hurth - idealizado pelos Modifiers:André Fernandes, Lucas Zpira e Emilio Gonzales. Depois desses eventos em São Paulo, varios adeptos e Perfuradores começaram a estudar sobre o assunto, criaram grupos denominados Performers e nos dias de hoje este tipo de Expressão Corporal conquistou o seu  espaço....A prova disso foi o meu parceiro de trincheira Luciano Iritsu conseguir introduzir tal modalidade na Virada Cultural de São Paulo.
Varios Perfuradores, Performers e Suspenders surgiram  de 2001 aos dias atuais... Porém! Poucos com dissenimento adequado para exercer tais funções...Quem eu admiro e muito pela amplitutude que deu as Suspensões no Brasil são:
Filipe Espindola, Valnei Santos , Luciano Iritsu, Dark Angel, Freak Garcia Performer, Angelo Martinez e Silas Body Art ... 
Tivemos ao longo desses anos mais acertos do que erros em relação as modalidades de suspensão humana.Talvez o erro que marcou mais foi o acidente causado em rede nacional quando uma garota teve rompimento da pele onde estava inseridos os ganchos.Outros aconteceram com certeza! mais foram abafados entre os envolvidos... Por isso mesmo! Ressalvo aqui que, estas técnicas requer conhecimento ímpar do procedimento e noções simétricas para a distribuição dos ganchos sobre os locais onde eles serão aplicados.
Opinião pessoal do Perfurador: 

Devemos ter consciência que tais modalidades ainda sofrem "preconceito" aos olhos ignorantes daqueles que ao invés de procurarem entender tal expressão artística, ritualística ou como queiram denominar... Acabam usando da arma mais sórdida para se auto afirmarem moralistas. 

Um pouco da história da suspensão Corporal:
Historicamente, as suspensões foram realizadas nos rituais de passagem, busca da visão, rituais de cura, de penitência, os rituais de devoção divindade ou como meio de obter visões, deixando o corpo e / ou comunicação com o mundo espiritual. Eles têm sido usados para testar a resistência do corpo e da mente, ou mesmo só para irritar os moralistas de plantão.Mais notadamente, alguns nativos das Tribos Americanas e seitas diferentes da religião Hindu têm utilizado rituais de suspensão durante séculos... 



Suicidal Suspension:
Geralmente era feita para testar a resistência física. Se o mesmo não suportasse estaria desonrando os seus familiares e seria rejeitado como guerreiros. Imaginem a Fúria dos ataques Indígenas aos Yankes na época. Os índios ficavam até dois dias suspensos e só desciam para se alimentar e no momento das festividades após terem cumprido com êxito seus feitos...




Super Man Suspension:
Fora desenvolvida para o suspenso conseguir avistar o inimigo do alto, frustrando a ação do mesmo em combate. Eram cravados em seu tronco e membros inferiores ganchos distribuindo seu peso de acordo com a estrutura que o suportava.

O-kee-pa suspension:


Originaria dos índios Sioux esta suspensão ainda é tida como forma de pagar uma Graça alcançada ou trazer pra si á dor do seu ente pra que este descanse em paz... Até nos dias de hoje dentro da aldeia indígena Sioux,existe todo um preparo. Antes do ritual o Índio fica dentro da typir "abrigo indígena” com pedras incandescentes fazendo um tipo de sauna, isso ajudava na elasticidade da pele antes do ato e a expelir toxinas do organismo através dos poros da pele... Fora isso! A alimentação também deve ser regrada a base de frutas e legumes, pois no ato da suspensão o estomago contrai e se as alimentações anteriores fossem pesadas... Automaticamente o Indio teria mal súbito. Fora todos esses exemplos citados o Curandeiro da tribo prepara psicologicamente o Indio, "mocha" um tipo de planta aromática também são usadas antes do ato pra espantar os maus espíritos, eram cravados em seu tórax duas garras de águias e o Indio não chega a tirar os pés do solo. Só existe um relato de um indio que subiu nas costas de outro para ficar suspenso, porque geralmente as garras de Águias são introduzidas acima de cada Mamilo sob á pele. Com as cordas colocadas no tronco de uma arvore, o mesmo teria que lutar contra seus instintos naquele momento levando seu corpo para traz até que a pele do peito se rompesse após o ritual o índio é levado para a typir "abrigo indígena” para ser cuidado pelo Curandeiro. Aqui no Brasil temos o único membro dos Sioux, onde gentilmente me cedeu todas as informações que eu vos passo no momento, além de apetrechos dos Sioux. É uma imensa falta de respeito para com os originarios a nomenclatura  O-kee-pa ser utilizada por varios Suspenders. Eu mesmo cometi esta garfi alguns anos atras...Talvez por falta de maiores detalhes sobre...Fato que os anos dedicados a esta atividade me deram maiores informações sobre esta pratica.
Primitivos Modernos:


Nos dias de hoje vários outros tipos de" Suspensão Corporal" foram desenvolvidas pelos entusiastas dessa atividade, Porém! Exitem algumas limitações que devem ser assistidas tanto pelo Perfurador quanto pelo pretendente:

_Debilitações físicas e psíquicas são responsáveis pelos mais variados tipos de maus súbitos, que podem ocorrer no ato de suspender alguém que não esteja em plena forma física para tal feito. 


Temos diversos relatos dentro e fora do nosso país de acidentes causados pela falta de conhecimento técnico do Suspensor que deve estar atento do inicio ao fim de cada suspensão.


Se tivermos um pouco de bom senso iremos entender que este tipo de procedimento deve ser feito em locais os quais, as pessoas queiram ver tal apresentação... E não! Impormos isso as pessoas que não tem a mínima curiosidade em assistir...
Ética, Respeito e Bom Senso! Palavras chaves.... 


Procedimentos que devem ser tomados antes, durante e pós Supensão:


Alguns cuidados devem ser tomados com o pretendente de tal performance.O processo é extremamente delicado e deverá ser feito cuidadosamente por um profissional da área que detém domínio da técnica, para que não ocorra lesões graves. A suspensão pode precisar de um grupo de pessoas auxiliem na preparação do processo. A modalidade em questão nunca deve ser tentada por uma pessoa sozinha, devido ao risco  do Performer sofrer graves ferimentos entre outros decorrentes... O ato de estar suspenso propriamente dito pode ocupar pequena porção do tempo necessário para a preparação, embora algumas pessoas possam permanecer suspensas por horas. Se a tarefa for realizada corretamente, o corpo do Performer é examinado para que sejam decididos os melhores lugares, quantidade e tamanho dos ganchos de Aço Cirúrgico que serão inseridos através da pele para que a pessoa seja erguida do solo. (Múltiplos ganchos são geralmente situados em torno dos ombros, antebraços e costas, bem como ao redor dos joelhos (isto depende da posição na qual o corpo ficará suspenso). Encontrar os locais e as quantidades de ganchos apropriadas envolve habilidade matemática e compreensão incisiva sobre o local e Preparo da pele, bem como sobre a resistência da pele  do indivíduo em questão... Se a quantidade de ganchos for desproporcional ao local, a pele do performer será incapaz de suportar o peso do corpo e se romperá. Também, a quantidade de peso que cada gancho suporta deve ser distribuída igualmente através de todo o corpo - qualquer desequilíbrio pode provocar uma lesão e desconforto continuo do Suspenso.
Roldanas, Cordas, Trave para distribuição de peso e alguns apetrechos usados no Alpinismo...
São utilizados para erguer lenta e cuidadosamente o indivíduo até cerca de 30 ou 60 cm acima do chão, onde ele permanece praticamente sem se movimentar durante período de tempo predeterminado. Todavia, dependendo do tipo de suspensão, poderá haver relativo grau de liberdade de movimentos. 



Pós Apresentação: 


O Permorfer tem os ganchos removidos e inicia-se uma massagem local a fim de, remover o ar que fica nas camadas internas da pele. Esta drenagem deve ser feita para que a contaminação externa do ar não cause sérios problemas nos locais onde fora aplicados os ganchos. Um curativo deve ser colocado no local após o estancamento e a limpeza da pele. No dia seguinte o Suspenso mentalmente sente-se bem, afinal venceu os seus medos no dia anterior em compensação o Corpo fica pesado à pele no local onde estavam os ganchos parece ainda estar descolada... Uma sensação de peso corpóreo é sentida por algumas pessoas que foram suspensas... Falo isto com propriedade por já ter passado por tal experiência em 2001 na Suspensão denominada O kEE PA, Originaria dos Índios Sioux, onde são inseridos dois ganchos sobre o Tórax...Mais esta é outra história que eu narro no meu livro Introduzindo Corpos Estranhos - A Alquimia do Perfurador Ronaldo Sampaio- Piercer Snoopy. (Em breve).
   Primeiros Filmes:

Um dos primeiros filmes de Hollywood para mostrar graficamente tal ritual foi lançado em 1970 denominado.
Um Homem Chamado Cavalo (estrelado por Richard Harris, baseado no romance país indianos por Dorothy M. Johnson).    






Depois de anos dessa obra lançada tivemos um filme de nome Mórbido Silêncio lançado na década de noventa o qual conta a história de um psicopata que atraia pela internet as suas vitimas para seus rituais primitivos de suspensão dentre outras modalidades de perfuração... Fica aqui a dica!


morbido.silencio Mórbido Silêncio   Legendado
http://www.downfilmes.net/2010/02/morbido-silencio-legendado/

 Literatura:


Aproveitando a oportunidade deixo aqui uma indicação de um livro que foi lançado recentemente em São Paulo Capital, pelo Daniel Rodrigues Lírio, Psicanalista, Psicólogo e mestre em Psicologia social pela universidade de São Paulo... Através dos relatos cedidos gentilmente por alguns Performers brasileiros. Em sua maioria com credibilidade notória e considerados aptos para tal prática... Dentre outros estudos feitos pelo autor em questão que consegue explicitar mais que perfis desses adeptos e chega de maneira plausível nos temas que aborda sobre este universo suspenso e suas facetas.
Suspensão Corporal



Novas facetas da alteridade na cultura Contemporânea
Editora Anna Bume
Boa leitura!
Maiores informações:


Eu espero ter suprido a fome de conhecimento de alguns adeptos e entusiastas dessa atividade.
Amigavélmente.
Ronaldo Sampaio - Piercer Snoopy
Perfurador Corporal desde 1998