sábado, 23 de julho de 2016

Senadora Lucia Vânia faz pronunciamento em Rede Social Facebook referente ao PL350/2014 Ato Médico

Antes de eu me pronunciar aqui gostaria de agradecer todos vocês Tatuadores / Perfuradores Corporais e Dermo Pigmentadores Estéticos e principalmente a toda população que fizeram uma excelente campanha contra esse corporativismo assumido dessa nova gestão do Conselho Federal de Medicina.  Eu fiquei realmente emocionado ao ver essa movimentação em redes sociais que rapidamente transformou-se em viral.  Vários jornais e  sites abordando esse tema e rapidamente alcançamos a opinião publica fazendo valer nossos direitos democráticos e principalmente como contribuintes que somos. 

O dia 20 de Julho comemoramos o dia dos Tatuadores dessa forma absurda em um pais supostamente democrático.

Foto tirada no ano de  2007 - Carlos Ferrari,  Ex Presidente do  SETAP-SP


Após a manifestação da população com relação a esse tramite  tivemos um pronunciamento da Senadora Lucia Vânia, na sua pagina do Facebook, com a promessa de revisão desse projeto que divide opiniões, tanto que o mesmo foi retirado do site após os votos contra esse tramite ter alcançado praticamente o dobro dos votos a favor. Eu duvido realmente que entre nós Tatuadores e Perfuradores o consenso de prejudicar a classe médica no sentido da sua regulamentação, pelo contrario, entendemos as necessidades dos referidos em serem regulamentados e torcemos que isso ocorra de modo justo para com as outras atividades coligadas. Com a situação atual desse pais em crise e carência de funcionamento pleno em vários setores, esse tramite poderia colocar em cheque o sustento de milhares de famílias que dependem da Tatuagem 


e do Body Piercing no Brasil. Querem fazer algo útil para nossa atividade senhores legisladores comecem por aqui ( PL2104/07 ) a postura da gestão anterior do Conselho Federal de Medicina era admirável realmente se demonstravam mais atenciosos com relação as praticas da Tatuagem e do Body Piercing, mesmo porque em nossa maioria temos o controle daquilo que exercemos. Vamos buscar informações dentro e fora do Brasil para oferecermos segurança durante os procedimentos. Cursos como por exemplo: Biossegurança e Controle de Infecção - Fisiologia da Pele e Primeiro Socorros são obrigatórios para todos que trabalham com Tatuagem e Body Piercing na Europa e Estados Unidos. 

"Não somos um risco a saúde publica!"

Como a própria mídia demonstrou não somos tão desorganizados quanto alguns setores corporativos imaginavam. Temos uma linha de comunicação entre nós muito forte. Talvez a unica coisa que nos faltam são entidades representativas estaduais, fato que mediante aos acontecimentos que nos cercam estamos mudando de postura a fim de, criarmos um controle maior com relação as nossas atividades.




Como ficou nítido nas colocações da Senadora ela menciona Tatuadores e dentro dos estabelecimentos dessa natureza sendo que existem os colocadores de Piercings " Perfuradores " que trabalham prestando esse tipo de serviço a quase três décadas no Brasil devidamente com seus recintos regulamentados e sem índices consideráveis de deformidades ou lesões permanentes . Ambas as punturas ( Punção da Pele) não tem intuito, prognóstico, diagnostico ou terapêutico que seria privativo ao médico, sem "contestação da nossa parte" se assim fosse tais finalidades. A nossa proposta com relação aos artigos e incisos que nos afetam, seria uma reunião como fizemos com o Conselho Médico em 2007 para que juntos fizéssemos essas adequações de modo justo para com as nossas atividades. Visitem a pagina da Senadora e deixe o seu ponto de vista - Senadora Lucia Vania - Facebook


Ex Presidente do CFM Roberto Dávila 


Lutamos pela nossa regulamentação e pagamos os nossos tributos  para que possamos trabalhar de acordo as normas vigentes estaduais que regem o nosso segmento em todo território nacional.