quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Turismo - Intercambio - Tecnologia industrial em prol dos Profissionais.

Buenas ondas meus Amigos e seguidores desse canal aberto voltado aos Profissionais e  Entusiastas da Arte Corporal. Eu estive bem ocupado estes dias por conta da minha agenda dentre outros afazeres no meu espaço. E mesmo assim, consegui arrumar um tempo para subir novos artigos sobre este universo repleto de formas e cores. Irei começar falando sobre um evento muito especial o qual, participo o terceiro ano consecutivo e sempre trago comigo um  profissional convidado que tenho admiração para fortalecer ainda mais esta aliança Sul e Sudeste brasileiro... Espero que curtam!

3º Expo Tattoo RS - Porto Alegre - Sul do Brasil. 


Em um ambiente de extremo bom gosto tivemos a visita de milhares de  pessoas que se deslocaram de varias cidades coligadas do sul a qual,  vieram fazer parte dessa grande festa em prol da arte corporal. Vários Profissionais brasileiros e alguns de países co - irmãos marcaram presença nessa 3ª edição orquestrada pela família Neto Tattoo. Fora a montagem dos Stands toda a parte sonora e iluminação foram montadas pelo organizador Neto e Equipe...Mãos a obra!



Durante os três dias consecutivos de evento tivemos a oportunidade de presenciar alguns trabalhos fantásticos criados através da dedicação desses Profissionais. Famílias se deslocaram das suas casas para confraternizar conosco aproximando gerações e conceitos que, com muita dedicação seguimos derrubando com muita competência nesse sentido. Estamos acompanhando alguns discursos na rede que soam mais como desespero do que tem algum sentido e torcemos para estes personagens entendam que uma casa não se constrói pelo telhado e que existem profissionais sérios em defesa das praticas seguras...Não temos legislações sobre Modificações Corporais no Brasil. Exatamente por isto alguns Profissionais estão se encontrando e discutindo de forma adulta sobre estas praticas que requer dos seus expoentes bom senso e capacitação para que isto não seja um empecilho para outras atividades já sedimentadas em solo brasileiro.


Sobre a estrutura do 3º Expo Tattoo RS: De acordo com a Vigilância Sanitária do Sul do Pais, para este evento acontecer de forma segura e adequada, foram idealizados pelos Sanitaristas as colocações de lavabos ecológicos para que os Profissionais tivessem como fazer a higienização das mãos antes de entrar em contato com os EPIs. Fora estas medidas o espaço teria que seguir algumas exigências tidas como básicas para acontecer esta festividade em prol da Arte Corporal, como por exemplo. Local fechado para evitar o risco de aves, insetos dentre outros parasitas estarem transitando pelo espaço e colocando em risco eminente a saúde das pessoas que estão sendo submetidas aos procedimentos invasivos. Banheiros, ventilação, saídas de emergências, seguranças, fato que não foi problema para os organizadores da  Expo Tattoo RS, mesmo porque, a Casa do Gaúcho é um espaço fantástico que atende todos estes requisitos, por ser um espaço voltado para shows. Atenção: Estamos presenciando eventos dessa natureza sendo feitos em lugares tidos como impróprios para esta pratica. Acreditamos que os valores cobrados pelos Organizadores dos Expositores, cobre a locação de um espaço melhor. Condicionar para ser condicionado, este é o minimo Amigos...Eu mesmo já desisti de participar de alguns eventos por este tipo de formato!


Conseguimos através do Vereador Marcio Bins de Porto Alegre colocar para votação o projeto de lei que, consolida no calendário dessa linda cidade a semana da Tatuagem. Varias exposições e intervenções artísticas irão acontecer em locais diferenciados uma semana antes do 4º Expo Tattoo RS 2014. Esta é a prova cabal que quando fazemos as coisas dentro da legalidade os Órgãos e Sociedade se aproximam de ambas as artes.

Pro Piercers League - Edição Especial 
Ronaldo Sampaio e Valnei Santos


Dentro do acordado com os organizadores chegamos no espaço a onde seria o nosso Work Shop Educativo para Perfuradores Profissionais. Tivemos um certo problema com os nossos computadores mais nada que não fosse rapidamente revertido...kkkkkkk! As vezes a tecnologia pode ser a sua pior inimiga! Seguindo o cronograma eu conduzi os participantes para uma jornada voltada a etimologia da Arte Corporal, 

Legislações, Protocolos Unidirecionais, muitas vezes com colocações munidas de sentimento e razão diga-se de passagem em tempos atuais. Em seguida Valnei falou sobre as técnicas empregadas nas mais variadas formas de Suspensão Corporal, dentre outras informações importantes para aqueles que usam dessa pratica para variados fins que pode envolver desdo, originários Ritos Xamanistas, Artístico Performático ou 

até mesmo como suporte da experiencia com o próprio corpo. Tivemos algumas horas agradáveis de Coffee Break a onde conseguimos conhecer melhor alguns participantes. Victor e Gaby Peralta também pediram para participar e ficamos felizes em vê-los juntos com os outros amigos os quais, tínhamos como missão dividir informações sobre este universo que estamos inseridos a vários anos ininterruptos. 


Com tantas pautas a serem citadas, acabamos estendendo para dois dias o nosso cronograma, o que deixou os participantes mais felizes mesmo porque, no dia anterior terminamos os módulos práticos já exaustos. Combinamos um horário e demos continuidade ao restante dos tópicos que abordamos.

          Você não escolhe a Arte para exerce-la, ela te escolhe!

A todos os Participantes o nosso muito obrigado. 

Apresentação Performática de Gaby Peralta 
 Querubin Tattoo - Argentina.


Trabalhar com Gaby Peralta e Victor confesso não ser difícil, mesmo porque, eles já sabem a forma como trabalhamos dentro dos protocolos que envolvem este tipo de apresentação. Uma equipe escolhida cuidadosamente, foi nomeada para nos auxiliar durante á estabilização das polias e fixação do ponto de ancora, preparo da pele, marcação,  perfurações e fixação dos Ganchos. Em um ambiente propicio longe do publico, demos inicio aos procedimentos citados acima, não por uma questão de sangramento ou coisa do gênero e sim por respeito a saúde da Suspensa. Gostaria de agradecer aqui: Valnei Santos - Deise Piercer - Sideral Tatooist Rafael Piercer - Dentre outros amigos que nos deram suporte para esta apresentação.


Valnei Santos estendeu as aulas praticas de Suspensão Corporal entre os participantes do Pro Piercers League durante a apresentação de  Gaby   Peralta. O que foi de grande valia aos Participantes, até porque: Muito melhor que a teoria é presenciar na pratica o trabalho dos profissionais envolvidos com este evento. Durante as preparações gravamos uma entrevista super descontraída com um programa do SBT no Sul denominado Mas Bah! O qual o apresentador e a sua equipe foram muito irreverentes e atenciosos aos nossos comandos. Com esta interação entre a mídia televisiva e Profissionais envolvidos o vídeo abaixo deixa claro o show que Gaby deu durante a sua Performance.


Em conversa com Gaby Peralta descobri nela um ser humano lindo que ama os animais, os afazeres da sua casa, costurar e o seu  Estúdio... Despreza esta mídia virtual a qual estamos fadados muitas vezes involuntariamente. Tanto que se notarmos, só encontramos Victor Peralta nas redes sociais. Em nome de toda equipe agradecemos a oportunidade de fazer parte novamente da sua experiencia com o próprio corpo... Saludos y abrazotes enormes Gaby Peralta.    ( Vejam o Vídeo - AQUI )





Tour em Porto Alegre - Momentos Memoráveis 
e Energizantes!


Para descontrairmos e pensarmos melhor sobre o que iriamos fazer durante a nossa agenda. Eu convidei Valnei para um passeio de urno pelos arredores da Casa do Gaúcho. E andando pelo calçadão as margens do Rio Guaíba sobre um calor considerável. Avistamos algumas placas ao longo do rio que dizia: Impróprio para nadar. 




Porém isto não impede que pessoas de idades diferenciadas, façam atividades físicas das mais variadas nesse local com uma vista fantástica. Chegamos até uma usina de Energia Termo Elétrica conhecida como Gasômetro fundada em 1926 e fechada em 1974. E continuamente vem sofrendo reformas para torna-la um dos mais belos cartões postais da cidade e atrair centenas de turistas para esta histórica arquitetura...Parabéns pelos idealizadores dessa reforma! Nos deparamos com um Trem muito futurista até nos dias de hoje fabricado na década de 70. O qual durante a Copa do Mundo estará funcionado e levando os turistas e a população sulista para alguns pontos turísticos. Fico feliz pelo inventor em ver após anos a sua obra em movimento e me perdoe a colocação, torço para que esteja vivo para presenciar...Porque alguns projetos e artistas de vários segmentos só são lembrados na maioria das vezes após o óbito.

Voltando as Atividades do Domingo
Ultimo dia de Expo Tattoo RS.


Mesmo com a prova do ENEM sentimos que atenção da cidade estava voltada para o Parque Harmonia e aos poucos começamos a presenciar a Casa do Gaúcho ser tomada novamente pelos Entusiastas, Midias e alguns Expositores que ainda atordoados da noite anterior na cidade, começaram a montar os seus Stands. Os organizadores estavam atentos ao cronograma e pediram para todos os juízes e participantes das categorias instituídas para concorrer a premiação que, os ajudassem a serem pontuais nesse sentido.

Muitos trabalhos bons podiam ser vistos tanto nos Stands quanto, pelos corredores desse evento, incluindo, pinturas, ilustrações e Acessórios. Bem alimentado e extremamente revigorado eu e o Valnei nos encontramos com nossos Amigos e aproveitamos para socializar...




Afinal! O contato virtual é importante. Porém penso que o presencial não dever ser dispensado porque nesses curtos momentos temos a oportunidade de nos reunirmos e colocarmos as idéias em dia. Eu havia encontrado um Profissional Modificador de Lisboa - Portugal, na cidade a noite conhecido como, Binho Barduzzi. Convidei o mesmo para nos auxiliar na Suspensão do Victor Peralta.



Performance do Uruguaio - Victor Peralta - Participante do documentário Tabu - América Latina. 




Este ano acredito que este casal esteja colhendo os frutos da sua originalidade em utilizar o próprio corpo como suporte das mais variadas técnicas utilizadas nesse segmento, incluindo extremas modificações. Tanto que Victor e Gaby Peralta foram eleitos pelo Guinnes World Records, como o casal mais modificado do mundo. 



Com a responsabilidade que nos cabe, demos incio aos preparos para tal performance.Foi realmente gratificante esta troca de experiencia entre a equipe durante o processo que irão acompanhar...Caso queiram ver a apresentação de Victor Peralta - Clique Aqui ! Agradecemos a confiança e principalmente os bons momentos juntos! Hasta Pronto Gaby y Victor Peralta. 


A cobertura completa do evento pode ser vista na pagina do Facebook 3 Expo Tattoo RS - Caso contrario acessem:  Mais Tatuagens ou o site: Neto Tattoo RS.

Obrigado pela consideração Amigos, principalmente a família Netto Tattoo.



Agradecimentos: Valnei Santos - Deise Piercer - Sideral Tattooist - Rafa Piercer - Binho Beduzzi - Cris Piercer - Evolution Tattoo Supplys - Extreme Argentina - Painful Pleasures - Javier Maidana - Hotel Elevado - Casa do Gaucho -  Gaby Peralta y Victor Peralta - Jonny Neves - Gordinho Tattoo - DPlay - Rafinha Oliveira - Murilo Oliveira - Fernando Fly - Tribo do Sol Willy - Daniel Toledo - Verani Tattoo e todos que de alguma forma me proporcionaram dias memoráveis em Porto Alegre...Viva!

Tecnologia industrializada em prol dos Perfuradores Profissionais Mundiais.




Após alguns anos dobrando as minhas Agulhas e Cateteres para uso próprio. Eu tive a oportunidade de encontrar novamente Javier Maidana, um dos Precursores do Body Piercing na Argentina e Embaixador Latino Americano da empresa Americana voltada a distribuição de  insumos para Piercers e Tatuadores Profissionais, conhecida como Painful Pleasures . Um colega do Chile nos aproximou novamente e após o Congresso que eu organizo, fui convidado a ser um dos patrocinados dessa empresa em solo brasileiro. 

Antes mesmo de ter contato com o vídeo Perforando Sin Pinsas eu ja havia desenvolvido algumas técnicas livres ou usando condutores de inox, mediante a contingencia de clientes que atendia por dia nos espaços os quais prestei serviço, antes mesmo de ter a minha loja. Entre o ano de 1999 á 2007 acredito que tivemos o BOOM dessa atividade em solo brasileiro, á  onde muitos Profissionais faziam dezenas de perfurações diariamente e mesmo tendo diversos instrumentais, haviam dias que os mesmos não davam conta da demanda de pessoas que procuravam espaços especializados nessa pratica. Dai a necessidade se criar técnicas.                                                                                                                                                           
Eu tive contato em 2007 com um livro muito interessante e ao mesmo tempo raro nos dias de hoje denominado Piercing Biblie de Eizo Mamiya - Um fotografo Japonês que percorreu alguns países em busca das técnicas utilizadas na pratica do Body Piercing, dentre outras modalidades... Fiquei fascinado com as ilustrações e triste ao mesmo tempo por não entender a escrita Hiragana e Katagana.



Para bom entendedor meia palavra basta, este é um velho dito bem popular aqui no Brasil. 


Existem varias formas de dobrar agulhas antes de fazer uma perfuração no Corpo. Porém esta agulha no formato anzol tende a ser dobrada antes da esterilização, com ferramentas apropriadas para não criar imperfeições no seu segmento curvo. Sabemos que um  perfuro cortante quando exposto a esterilização calor úmido Autoclave. Acaba perdendo consideravelmente o seu corte mediante as altas temperaturas desse equipamento que acaba alterando molecularmente a estrutura do metal  e o corte da agulha o que torna a perfuração dolorosa .Comecei cogitar a possibilidade de te-las prontas, esterilizadas a frio sem perda de tempo dobrando uma a uma antes de utiliza-las. Fui presenteado por Javier com varias agulhas confeccionada pela Precision Needles a qual, atende todas as especificações do órgão americano responsável pelo controle de qualidade desse tipo de perfuro cortante. Mesmo porque Piercers Profissionais americanos não podem utilizar cateteres os quais são de uso exclusivo dos Médicos e Enfermeiros.


Aqui no Brasil como acordado com a classe médica em 2007 a nossa punção não é considerada um ato médico, com intuito Prognóstico ou Diagnóstico e sim Artística. Mesmo assim faço questão de trabalhar com material tecnologicamente voltados para a minha atividade e estamos trabalhando na regulamentação desse dispositivo próprio para as nossas necessidades.





Não entrarei aqui em detalhes de joalheria de (Rosca Externa - Cateteres) e (Rosca Interna - Agulhas Blade Oca Tubular). Pois acaba sendo claro para os Profissionais mais experientes que, o corpo humano tem um poder incrível de reconstituição e a padronização é algo que o tempo e a boa vontade dos profissionais e órgãos legisladores em consenso comum, farão pela industria ao nível brasileiro, Latino Americano dentre outros países mundo a fora.

Desde Outubro de 2012 eu venho trabalhando nesse projeto e fiquei super feliz com a aceitação dos fabricantes - Precision Needles em produzir em grande escala este designer de agulha batizado como Hooked Needles o qual, eu fui inspirado por um Piercer Profissional que tenho um imenso respeito Ron Garza.


Quando vi no site da Painful Plasures este model de agulha, fiquei extremamente feliz em poder facilitar este modelo de agulha já prontas para o uso ao nível mundial. Mesmo sabendo que alguns Perfuradores não irão de deixar de dobrar suas agulhas por este motivo.




Tudo foi piamente pensado até mesmo a posição do bisel quando inserido na pele para não enfraquecer a estrutura da mesma. Fiquei muito feliz com aceitação dos colegas e recebi algumas dezenas de Emails me parabenizando por facilitar a aquisição desse perfuro cortante já moldado e esterilizado. Eu só tenho a agradecer aos colegas pela inspiração e principalmente as amizades que fiz durante estes anos todos trabalhando nessa atividade ininterruptamente...Tenho muitas coisas para contar de novo, mais isto fica para uma próxima oportunidade!

Agradecimentos:


Próxima parada Argentina - Hasta pronto mis Amigos!


Expo Tattoo Funes - 2013 - Argentina.


Ear Projects por Piecer Snoopy - Revista DGN - Tattoo AR - Europa.


Gracias Sebastian Carlos Harbaruk  por espacio en su hermosa Revista!
Comunidade Revista DGN - AQUI.

Todos os direitos reservados pelo autor do artigo!