sábado, 7 de janeiro de 2012

Brincos na orelha de Recém Nascidos? Cuidado!


Ola meus amigos! O ano mal começou e eu venho abordar aqui um assunto de tamanha importância para os pais de primeira viagem que desejam  colocar brinquinhos nas orelhinhas das suas filhas recém nascidas.


Como é sabido pela maioria dos Perfuradores Corporais, esta prática de adornar o lóbulo já existe a centenas de anos, sendo praticadas pelos índios por questões religiosas ou apenas estética, dentre outras civilizações espalhadas pelo mundo. 

Na sociedade brasileira esta prática se tornou cultural tendo em vista,  a necessidade de diferenciar o sexo feminino do masculino desda infância...Sendo motivo de criticas pelos conservadores... afinal! A criança não pediu para ter tal adorno ela foi submetida ao procedimento.Tem um certo sentido este ponto de vista no meu ver... Opinião de cunho pessoal!

Eu fiz uma pesquisa via internet e achei vaga as informações contidas em alguns sites e blogs que eu observei. Conversei com outros especialistas no assunto, eu criei este artigo para trazer a tona os riscos dessa prática se for feita precocemente como a maioria dos país tem o costume de fazer, considerando o fator imunológico de um organismo para outro. O indicado no meu ponto de vista é 6 meses após o nascimento se assim for a vontade dos genitores.

Interessante: Durante os primeiros dias após o nascimento da criança, a mulher produz um leite especial denso, pegajoso e amarelado. A este leite especial é denominado colostro. Este contém anticorpos que promovem o crescimento do bebé e fornecem defesas contra agentes infecciosos. Mesmo assim! Tendo em vista os movimentos involuntários da criança esta pratica pode causar reações negativas na fase de cicatrização mediante ao atrito por  modelos de brincos com garras e pedras incrustadas, além dos metais impróprios para perfuração que ainda são vendidos nas principais lojas de bijuterias. Existem determinados adornos que são destinados as áreas já cicatrizadas e outro para a primeira perfuração. Estas informações vocês clientes não dispõe dos vendedores e fornecedores em sua maioria.Fato que, deveria ser obrigatório para assegurar o bem estar da população.

O ouro amarelo mesmo 18k 750 contém cobre e prata na composição em organismos reagentes pode causar o escurecimento  da capsula de gordura que se forma ao redor da haste do brinco, dificultando o organismo á acostumar-se com outros tipos de metais...Eu o indico apenas para perfurações já cicatrizadas, não para a primeira!

A Prata mesmo da liga 925 em contato com os sais que são expelidos pelo suor corpóreo pode oxidar a haste causando reações em organismos reagentes a composição do metal.

O ouro branco 18 k  quando confeccionado a base de paládio tem um fator regenerativo positivo sendo considerado inócuo por alguns especialistas, por não ser banhado por ródio e livre de níquel.
Eu uso com frequência este tipo de metal para aplicação de brincos iniciais!  O fio de espessura do brinco também influencia no fator de regeneração sendo indicado 0,90 mm a 1.0 mm e a abertura interna da haste pode variar de acordo a espessura do lóbulo de 6mm a 8mm para recém nascidos.






O metal preferido pelos Perfuradores Corporais mais experientes e pela comunidade Médica mundial, seria o Metal Titânio por ser de liga leve e compatível ao organismo humano, diminuindo consideravelmente as reações decorrentes pós aplicação do Adorno.


Observação: Eu estou abordando diretamente as perfurações feitas para uso especifico de brincos!
As hastes utilizadas nos  Piercings  são mais espessas que as mencionadas aqui, variando de acordo o fluxo sanguíneo de cada local do corpo.
Lembrando que, o Lóbulo da Orelha e constituído apenas por pele e tecido gorduroso.










Vejam uma orelha sem pele! 

O pavilhão auricular popularmente conhecido como orelha é constituído por pele, vasos sanguíneos, irrigados por veias e tecido fibrocartilaginoso. Sendo indispensável o uso da lanterna de luz branca pós o ponto marcado para evitar a obstrução da circulação do sangue que já é desprivilegiado nesse local.
Fios de espessuras indicados para cada local do corpo de inicio:
0,90mm, 1.0mm,1.20mm, 1.60mm, 2.0mm á 4mm (Alargamento) - Lóbulo da Orelha de um Adulto.
0,90mm á 1.0mm - Lóbulo da Orelha de um recém nascido.
1.20mm a 1.60mm para fibrocartilagem da Orelha.
0.90 á 1.0mm para fibrocartilagem da Aba Nasal.
Demais áreas do corpo considerando o fluxo sanguíneo:1.20mm, 1.60mm á 2.0mm (Milímetros).
Técnicas universal usadas na prática do Tradicional  Body Piercing!


Referente as Farmacias!

Como sabemos as Farmácias espalhadas pelos estados brasileiros estão proibidas por lei em fazer tal procedimento, considerando que, a pistola usada para este tipo de aplicação não tem como ser esterilizada em Autoclave e por alguns Bio Médicos, a mesma ser considerada fonte de incubação de varias doenças, tendo em vista que, a desinfecção feita com álcool a 70% não elimina completamente  (Esporo Bacteriano) do dispositivo aplicador, pela multi resistência que o mesmo apresenta mediante ao fluxo de desinfecção diária por tal produto...Fato!




Vejam estas imagens!
Aproveitem e acompanhem o desserviço a saúde publica nessa reportagem abaixo:


O Riscos dos Metais Pesados!
Faço-lhes saber que, existem metais tidos como pesados que são extremamente danosos ao organismo humano reagentes a composição dos mesmos...Como por exemplo: Latão, Cromo, Manganês, Arsênico, Chapeados,Chumbo, Alumínio, entre outros que em contato com os fluidos corpóreos podem causar oxidação dos mesmos dentre outros males para o local perfurado...Tanto que o Órgão Europeu -  Direct Europen Niquel, Quanto o Órgão Americano Foods and Drugs,  proibiram o uso de Piercings de Aço Cirúrgico da Liga 316L  por conter em sua composição 0,05% de Carbono e 0,05% de Níquel que podem na fase de cicatrização criar uma reação denominada como Quelóide - Hipercicatrização na capsula de gordura que se forma ao redor do brinco ou corpo estranho, necessitando de tratamento Dermatológico. 

Algumas mães estão encontrando dificuldades em achar quem presta este tipo de serviço com segurança e acabam levando os seu bebes para Clinicas, Consultórios, Estúdios de Tatuagem e Body Piercing, a onde boa parte dos técnicos executantes desconhecem sobre metais tidos como apropriados e pontos auriculares  e acabam fazendo este procedimento, criando um transtorno tanto para o recém nascido quanto para os pais. Riscos que podem facilmente ser controlado se o  prestador de tal serviço fizer o uso da ficha de anamnese afim de, diminuir as chances de reações dos metais ou pigmentos em contato com o organismo humano.


Conheçam esta entidade americana voltada na educação ética e técnica dos perfuradores corporais - Association Professional Piercers - Clique aqui: