sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Encontro de Tatuadores e Perfuradores na Camara Municipal de Mogi das Cruzes.





Buenas vibras Amigos, Profissionais e Seguidores ontem uma comissão de Tatuadores e Perfuradores reuniram-se na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, com intuito de discutir com o Vereador Caio Cunha sobre a nossa Regulamentação ao nível municipal e estadual. O que não sera algo tão conturbado de ser feito se respeitarmos as leis já existentes para a nossa atividade, me refiro a regulamentação dos recintos e a proibição de Tatuagens e Body Piercing em menores de dezoito anos.


Outro assunto que foi discutido nessa reunião também foi com relação as praticas que não nos dizem respeito e que não representamos, evidentemente para os legisladores e população em geral, podem achar que todos os estabelecimentos da nossa atividade prestam esse tipo de serviço, envolvendo materiais que são privativos do médico. Junto com a regulamentação, haverá artigos e incisos que serão diretos,com relação as competência dos Tatuadores e Perfuradores.



Como já era sabido pelos integrantes da nossa categoria, o projeto ato médico não sofreu a rejeição dos senadores, o mesmo foi apenas retirado pela Senadora para ser adequado e estaremos dessa vez acompanhando tudo de perto mesmo porque, dentro de alguns dias estaremos em pleno funcionamento com Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil. Toda a documentação esta pronta e temos a nossa disposição muita gente influente que tem interesse em fazer valer nossos direitos e deveres.

"A organização dos profissionais favorece o reconhecimento, perante as esferas políticas, da relevância da atuação dos profissionais tatuadores e perfuradores, o que representa um passo para a regulamentação da profissão ".


Contamos com diretores de vários estados brasileiros e principalmente de Brasilia a onde já temos endereços de onde podemos bater para sermos atendidos por todas as esferas que se fizerem necessárias. Durante alguns anos, eu venho tentando colocar em funcionamento essa "casa" e talvez pela falta de interesse da maioria que achava "legal ser ilegal", ela não saiu do papel. Porém os anos se passaram e com os acontecimentos atuais, muitos dos meus Amigos viram a necessidade que temos de ter uma entidade dessa natureza e resolveram me ajudar com essa missão que é de interesse coletivo. Nosso próximo encontro antes da abertura sera em Jundiaí - SP.


"Ao final da reunião, foi acordado que o Vereador Caio Cunha se ocupará do trâmite do Projeto de Lei, para viabilizar a regulamentação do exercício da atividade, no que se refere ao funcionamento dos estabelecimentos, ao passo que os profissionais empregarão esforços para continuar angariando pessoas, a fim de formalizar a Associação e executar suas atividades".

Eu estou ciente que vários outros colegas (futuros membros) gostariam de ter estado conosco no dia de ontem nessa reunião. Porém faço-lhes saberem que foram bem representados pelos nossos colegas de atividade que ali estavam. 

Esse mesmo encontro esta sendo providenciado aqui em São Paulo - Capital pelo Assessor do Deputado Estadual Campos Machado o qual, assim como outros políticos interessados em estar nos ajudando com a nossa regulamentação da atividade e profissional, sintam-se a vontade em fazer parte desse momento histórico e crucial para a Tatuagem e o Body Piercing no Brasil.

A Associação dos Tatuadores e Piercers de Santa Catarina a qual eu também estou inserido esta com esse mesmo intuito acima e abaixo descritos. Como os ilustres Deputados que compõe a Câmara dos Deputados Federais em Brasilia, não se movimentam como deveriam com relação a nossa regulamentação, iremos dar inicio a uma movimentação estadual até chegarmos no âmbito federal.

Não estamos almejando nada que não seja literalmente nosso direito como estabelecimentos devidamente regulamentados pelos órgãos competentes e profissionais qualificados que por uma burocracia inoportuna, acabamos pagando tributos dos nossos estabelecimentos e insumos para um governo, mesmo não desfrutando democraticamente da nossa liberdade profissional.




A Associação dos Tatuadores e Perfuradores Profissionais (ATPB), será uma organização nacional, a nossa intenção é garantir a saúde e segurança do nosso trabalho, tanto para os trabalhadores quanto os seus  clientes.

Temos como missão fazer valer os nossos direitos e deveres da nossa atividade e manter um padrão de qualidade comparável ao nível das instituições internacionais voltadas ao nosso segmento. Seremos uma entidade de classe representativa, uma aliança voluntária dedicada à difusão das informações sobre a Tatuagem e o Body Piercing.

Seremos direcionados por um conselho eleito pelos votos de todos os membros e a diretoria constituída, que cumprirão a gestão democraticamente por dois anos.

A associação sera composta inteiramente por profissionais que compartilham livremente informação para ajudar outros membros, Perfuradores, Tatuadores, Profissionais de Saúde, Legisladores, Sanitaristas e ao Público em Geral.

O nosso único interesse, é criar um padrão de qualidade profissional para que todos os nossos membros exerçam as atividades que representamos, conhecendo o mínimo com relação à aplicação, procedimentos e bio materiais que são essenciais para a realização do nosso trabalho de uma forma adequada e segura.

Acreditamos que muitas vezes podem ocorrer situações antes, durante e após o procedimento, caracterizadas arriscadas para o profissional e o cliente, na maioria dos casos podem ser resolvidos com as informações necessárias.

Portanto achamos pertinente criar um manual de boas praticas, apenas com sugestões com relação às praticas que podem estar sendo aplicadas de uma forma correta, no ponto de vista do nosso grupo colegiado e dos profissionais com maior experiência.

Se nós trabalharmos com segurança, conhecendo os riscos que ambas as atividades oferecem aos nossos membros e os seus clientes, seremos capazes de reduzirmos com êxito qualquer tipo de falhas antes, durante e pós-prestação de serviço.

Para lograrmos êxito com as informações acima citadas contamos com escolas técnicas voltadas aos conhecimentos os quais, achamos pertinentes para as nossas atividades, como por exemplo: Primeiros Socorros (Cruz Vermelha Brasileira) Biossegurança e Controle de Infecção (Portal Biológica) e Fisiologia da Pele (Cursos On line ou Presenciais).

Os estabelecimentos dos interessados em fazer parte dessa nova entidade que esta prestes a se erguer deve ter toda a documentação emitida pelo seu estado ou município de origem: Alvará da Prefeitura / Alvará Sanitário / Coleta de Resíduos Contaminados / Imunização Obrigatória. Utilizar insumos e joalherias que possuam laudos dos seus respectivos fabricantes.

Pediremos gentilmente aos interessados que façam filmagens dos seus estabelecimentos de modo que o conselho responsável pela adesão possa avaliar as condições e interagir com as adequações se assim for necessário.

O cumprimento dos Protocolos Operacionais Profissional listados, serão os requisitos básicos para adesão dos novos  membros.  A diretoria  que já esta sendo constituída acredita que são os padrões mínimos que um profissional deve levar em consideração no momento da execução do seu trabalho corretamente e com segurança.

Esses cuidados que estamos tendo acima, já são executados pelos Profissionais consolidados na nossa área e também servem para incentivar a qualidade e profissionalismo dos outros que por carência de informações sobre o nosso universo não as praticam de maneira correta.

A nossa intenção é seguir as orientações técnicas e tecnológicas das associações internacionais que temos como exemplo para as nossas atividades, Espanha ( Federacion Espanhola del Tatuaje ) - França (Syndicat National des Artistes Tatoueurs )  - Italia ( APTPI - Associazione piercers e tatuatori professionistiitaliani )  Estados Unidos ( Association Of  Professional Piercers )   Dinamarca (Sindicate Tattoo DInamarques) - México ( Latino America  Body Piercing ). Todos de certa forma tem um controle sobre as praticas da Tatuagem e do Body Piercing. 

As seis entidades citadas tem  demonstrado um comportamento profissional admirável ao longo dos anos, criando mecanismos funcionais para informações sobre as atividades as quais também representaremos no Brasil. 


Todas as orientações serão adequadas  de acordo com as nossas legislações brasileiras!



Atenciosamente

Ronaldo Sampaio (SP) - Rodrigo Pires Cardoso (SP) - André Meyer (SP) - Edson Canela (SP) Eduardo Bez (DF) - Thiago Oliveira (PR) - Johnny Neves (RS) - Drª Lusiane Camilo Borges (SP) - Sandro Maga (SC) - Carlos Alberto (SP) - Fred Carratu (SP) - Marcelo Scream (SP) - Leonardo Trad ( SP) Eder Ferreira Marques ( SP) - Paulo Henrique Souza Moreira (DF) -  Vagner Figueiredo (SP) 

Idealizadores da ATPB - Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil