terça-feira, 20 de novembro de 2012

II Incorpore Arte Tattoo Convention - Curitiba - II Expo Tattoo - R.S - Porto Alegre - Brasil.

Vamos falar de coisas boas que acontecem nesse universo cheio de formas e cores...Viva!
No mês de outubro eu estive a convite de amigos em Curitiba para prestigiar o evento que esta em sua segunda edição e com certeza agrega conceitos, dentro de um espaço fantástico na cidade de  Curitiba PR.


O Incorpore Arte Tattoo Convention recepcionou e muito bem os seus convidados e visitantes mostrando que o Sul do Pais não deixa a desejar quando o assunto é arte com responsabilidade.Vários Tatuadores e alguns Piercers se encontraram em um ambiente bem estruturado para trocar informações sobre este universo e desenvolver muitos trabalhos fantásticos. Tivemos a visita pelos corredores do evento da Poliana Braga - representante do Ministério da Saúde a qual, veio divulgar o Concurso para Tatuadores que tem a intenção de informar tanto os Tatuadores & Piercers quanto a População  das doenças passiveis de transmissão e aquisição que envolvem qualquer atividade que tenha contato com fluidos biológicos,  junto com a Drª Beatriz representante da ANVISA de Curitiba. Acredito piamente que a postura dos profissionais em relação muda a partir do momento que os mesmos tomam ciência dos riscos assumidos na prestação de serviço. Existem mais de 350 bilhões de pessoas contaminadas com Hepatite C no planeta. Doença três vezes mais potente do que o HIV e a mesma pode ficar incubada no organismo sadio até por 30 anos sem se manisfestar, sendo considerada doença assintomática por na maioria dos casos não despertar sintomas.

Particularmente falando eu tenho viajado por vários estados brasileiros e no quesito proteção individual e controle de infecção ainda sofremos uma lacuna grande, porque a maioria dos Tatuadores consagrados nesse segmento estão mais preocupados com o quesito artístico do que com o contaminação e aquisição de doenças. Não os condeno! Apenas estou colocando os mesmos a pensar em relação e seguirem as normas redigidas para tais manobras. Clique aqui!


Work Shops & Oficinas:


Simultaneamente ao evento existia um espaço para que os profissionais pudessem através da experiencia adquirida, oferecer um Work Shop voltados a compreensão dos tipos de metais, pigmentos e técnicas que são utilizadas por eles na criação dos seus trabalhos. Este intercambio com certeza ajuda os atuantes a melhorar á pratica diária.


Work Shop sobre as técnicas de Micro Dermal e Legislação foi coordenado pelos Perfuradores: Anibal  -Peru - Thiago - Curitiba e contou com a presença do Ronaldo Sampaio - São Paulo - Convidadas - Poliana Braga Ministério da Saúde e Drª Beatriz - ANVISA.








"Ouvir da boca dos responsáveis pela adequação desse setor que estamos no caminho certo é de uma alegria sem igual, porque vivenciamos um universo tão egocêntrico que as vezes fazendo as coisas certas ainda passamos por errado. Diante de alguns acomodados que nada fazem a não ser criticar o trabalho alheio."

Sobre o Concurso para Tatuadores no evento:


O concurso das categorias que estavam concorrendo foi um paril duro para os convidados a mesa do juri composta por Vânia Mendes, Marcelo Mordenti e o Srº Inacio da Glória uma referência para muitos desse segmento não só como ser humano... É uma enciclopédia viva desse universo cheio de cores!

Exposição de Body Suites:


Um espaço muito bem organizado recebeu a exposição de Body Suites que com certeza nos da uma dimensão do nível dos Tatuadores que estavam celebrando esta festa em prol da arte corporal conosco. Clique nas imagens!








"O nível dos Tatuadores brasileiros no quesito artístico chega ser indiscutível de bom, esta mesma trajetória de categorias e jurados outros grandes nomes que hoje difamam estas premiações já foram premiados por este juri dentre outros grandes nomes dessa atividade. O lado positivo de um evento legalizado com alvará de funcionamento, normas de boas praticas, é aproximar os órgãos e a população desses profissionais gerando uma credibilidade a categoria junto a sociedade em geral, bem vindos a pop arte! "

Algumas tatuagens que estavam concorrendo:


Vários trabalhos concorreram as categorias estipuladas pelos organizadores que desde já eu deixo aqui os meus parabéns ao Ugo Cesar Oliveira , Rikardo Enrike  e a assessora de imprensa Mariana Lima pelo excelente evento e suporte que deram a todos que participaram do evento...Obrigado!


Paralelo ao evento Incorpore Arte,  no sábado a noite no espaço em Curitiba conhecido como Atacama Bar houve a extensão do projeto denominado Frrrkcon com performances de Suspensão Corporal temática a qual, muito bem organizado pelo Compadrito Anibal juntos com os Performers e idealizadores desse projeto: Luciano Iritsu , Thiago Soares, Enzo Sato, Jorge Peña excelente percursionista, Rodrigo Buga e Piercer Snoopy como suporte. Detalhes aqui!
Houve em conjunto a este projeto a suspensão do Rafa Rodrigues e da Priscila Karoline sobre os cuidados de Thiago e Anibal a qual, também arrancou suspiros do público no bom sentido. Só para que fique claro aos interessados! Todos os envolvidos com este projeto tem pleno domínio daquilo que fazem e as pessoas ali presentes foram em especifico prestigiar estas performances corporais que acontecem no palco da Virada Cultural do Estado de São Paulo anualmente.



Maiores detalhes sobre o evento acesse a pagina dos organizadores ou do site que fez a cobertura. Eu agradeço ao Compadrito Anibal e Thiaguinho por terem me convidado e aos demais amigos por me receber tão bem...Saibam que são pessoas como vocês que diariamente me animam a ir buscar mais e mais conhecimento sobre este universo. Obrigado de verdade pelo carinho e consideração!

Companheirismo / Ética / Atitude palavras chaves para nós que vivemos dessa atividade!


Dentro da minha disponibilidade eu estarei postando aqui um resumo do que rolou no 2º Expo Tattoo R.S o qual eu também estive presente junto com outros grandes nomes desse cenário.

 
Obrigado Neto Tattoo  e equipe pelo suporte! Caso queiram ver algumas imagens do evento clique aqui!

Galeria Olido abre data para debate durante período de exposição “Na Pele”


Exposição “Na Pele – Grupos que se comunicam e se identificam pela tatuagem”, em cartaz até o dia 14 de dezembro na Galeria Olido, em São Paulo, abriu espaço para um debate que juntou à mesa nomes de peso da cultura e contracultura atual, a fim de discutirem como a tatuagem se posiciona na sociedade hoje. A arquiteta, artista plástica e diretora artística da Galeria Choque Cultural, Mariana Martins foi a mediadora do fórum de discussão que aconteceu dia 5 de novembro, às 20hs, com presença do jornalista, escritor e redator do Fantástico, Toni Marques; o artista plástico e performer, Filipe Espindola; a mestre em arte, cognição e cultura, Sara Panamby; o body piercer, mestre de Yoga e autor do livro Lindo de Doer, André Meyer, além de Paulão Tattoo, um dos primeiros tatuadores do Brasil e curador da exposição “Na Pele”.  Os temas abordados foram os motivos que levam uma pessoa a se tatuar, a tatuagem como forma de identidade e tatuagem como arte e formas de expressão com o corpo. 


Particularmente eu adorei este debate em todos os sentidos , até nos momentos que o mesmo seguia uma síntese mais pessoal do que as pautas levantadas...Todos os palestrantes foram pertinentes em suas colocações. O Toni Marques nos presenteou com varias histórias colhidas dos acervos pessoais e de imprensa sobre a história dessa arte ao nível de Brasil e mundo.

O Paulão proprietário do Soul Tattoo contou algumas histórias da época do Marco Leoni dentre outros personagens da época e os primeiros estúdios da capital paulista. Filipe, Sara e André Meyer também fizeram colocações interessantes abordando temas variados sobre este universo. As questões mais interessantes brotaram do publico que ali estavam, em relação a uma série de pontos pessoais os quais nos serviram de parâmetros para as mais variadas reflexões... Uma coisa que me intrigou e muito foi que na maioria desses encontros a palavra Arte toma conta e a segurança na execução dela parece não importar para a maioria. Estávamos ao lado da Galeria do Rock espaço que comporta vários estúdios voltados a este segmento e querem saber o pior? Não foi visto um Tatuador ou Piercer dessa galeria... Mesmo a galeria Olido sendo ao lado!

A maioria dessa categoria parece estar mais a fim de jogar conversa fora em redes sociais do que voltar algumas horas de atenção para a história e os assuntos pertinentes que cercam esta atividade que com maquina elétrica já existe em solo brasileiro por mais de 60 anos... Salve Lucky! 

Parabéns  Patricia Martins  Paulão Tattoo e a  Assessoria por conseguirem colocar em um lindo espaço a história contemporânea que perpetua em tempos atuais nas grandes metrópoles do mundo...Viva! 



Opinião de Cunho Próprio:

Algumas questões confesso me deixar encabulado em relação a esta atividade e as pessoas que a cercam. Eu tentarei de uma maneira generosa colocar as minhas reflexões aqui. Durante a década de cinquenta até os anos setenta e oitenta esta mesma atividade era vista no Brasil como sub arte marginalizada Coisa de bandido entre outros adjetivos, sendo ela,  perseguida pelo esteriótipo dos seus personagens. Insumos como por exemplo tinta para Tatuagem de origem duvidosa eram confeccionadas no fundo do quintal de alguns estúdios e casas, com as mais variadas substancias entre elas xadrez de piso que, somente o fabricante sabia o conteúdo, sem a supervisão de um químico ou farmacêutico... Fato! Quando importada as tintas vinham de avião e ao chegar na alfandega uma imensa incógnita surgia entre os ali presentes. Que galões são estes de vinte litros escrito apenas no rótulo Tattoo? Os agentes sanitários e a policia se questionavam e na maioria das vezes não liberavam recolhendo os insumos. Eu mesmo perdi muitos piercings e instrumentos na alfandega.

Quando os apontamentos mais preconceituosos do que científicos pairavam sobre a tatuagem na mídia, feita por pessoas ligadas a saúde ou sensacionalistas , não havia um Tatuador que tinha boca pára contestar tais afirmações, mesmo sendo, elas difamatórias sem comprovação técnicas e cientificas, o silencio era notório.  Nos anos 90 alguns entusiastas globais entre outras personalidades da grande mídia  começaram a estampar as suas peles com diversos temas, incluindo piercings gerando uma credibilidade incrível aos profissionais. 

No final dessa década uma classe se constituiu com o intuito de fazer valer os direitos e deveres dos mesmos, calando a boca de vários conservadores, caindo nas graças da sociedade e se aproximando dos órgãos legisladores, e com a ajuda dos fabricantes idôneos de tintas, maquinas e biqueiras, conseguiram a regulamentação dos insumos voltados a esta prática. Se o mundo gira sentido horário porque algumas cabeças ainda se mantém em retrocesso nos dias de hoje em relação as adequações? 

Alguns amigos dessa atividade dizem: É Ronaldo! Na minha época eu tinha que desfiar fios de cordas de guitarras, afia-los e soldar a haste nas agulhas com super bonder, tintas era uma guerra para conseguir algo que prestasse, principalmente maquinas e hoje esta nova geração tem tudo nas mãos e nem precisam soldar agulhas vem tudo pronto, embalado e estéril, me refiro as agulhas e biqueiras! 

Basta abrir o Google e colocar Tatuagem e Body Piercing que uma gama de informação vem na tela do computador. Nos dias de hoje a maioria dos Tatuadores criam os seus desenhos e buscam escolas de arte, diferente do que era nos anos oitenta a onde Inácio da Glória, Freddy, Crazy , Sérgio Lads, Mauricio Teodoro, Marco Leoni, Luiz Segato, Mister Boris e outros poucos, tinham dom da criação, a maioria eram  interpretes. 

A evolução assusta amigos, mais não temam ela! É um processo natural de qualquer atividade que envolvem técnicas ,tecnologias e dedicação. Se não quiserem entrar em roubada com eventos desestruturados façam que nem eu, usem o google map e especulem mais sobre quem esta te convidando e a sua real intenção com tal eventualidade.

Nota:

Parabéns Carlos Correa! Premiado pelas
boas prtaicas pelo Ministério da Saude. 5.000 mil
reais em dinheiro.
Estamos presenciando atualmente encontros fechados que ao invés de difundir a Tatuagem de maneira conjunta as normas. Os mesmos alegando a popularização dos eventos desse segmento, acabam fazendo um desserviço a todos. Porque más práticas acabam sendo executadas e novos aspirantes desse segmento acabam se baseando nesse mal exemplo para colocar no seu campo pratico.
As nossas legislações são diferentes de vários países europeus os quais parecem não ter um controle sobre estas praticas ao nível institucional... Não generalizo!


Diferente dos Estados Unidos que para um Tatuadores atuar nesse segmento, eles devem fazer o curso do OSHA - United Estats Departament of Labor - Health Educators e ainda sou obrigado a ouvir de pessoas que se intitulam viajadas que o Body Piercer e o Tatuador são artistas e não precisam dessas coisas... :(  Em parceria com o Laboratório Selo Biológica temos a pretensão de usar este belo exemplo Americano e traze-lo a solo brasileiro em conjunto com Médicos Dermatologistas e Bio Médicos para mudarmos esta má impressão que ainda paira nesse segmento... Os adjetivos perfeitos para o momento seriam: Amadurecimento e Comprometimento dos envolvidos. No quesito artístico os Tatuadores  brasileiros não deixam nada a desejar a nenhum pais co-irmão dentre outros continentes, é fato! Estou indo contra a postura de alguns intitulados Artistas, Entusiastas e Ignorantes que se afirmam cultos nesse sentido se albergando na nomenclatura Arte, espero de verdade um dia ver esta galera um tanto mais comprometida com aquilo que fazem de melhor, porque potencial vocês tem de sobra meus amigos!